TÁXI
CAP Táxi – CMT Inicial – Renovação
Para o exercício da profissão de motorista de táxi, o qual é emitido após formação teórica e exame final no IMT.
O CMT têm a validade de cinco anos, renovável. Ao ser titular deste CAP – CMT ficará igualmente habilitado a conduzir veículos de outras plataformas, como sejam da Uber, Bolt, Cabify, Chauffeur Privé ou Kapten.
Informação
Destinatários
Indivíduos titulares da carta de condução com a categoria de ligeiros e que pretendam obter o Certificado para Motorista de Táxi – inicial.
Objetivos
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
– Conduzir o veículo com segurança, adotando as técnicas de condução adequadas às diversas às diversas situações;
– Relacionar-se com os passageiros com profissionalismos e cortesia;
– Prestar o serviço solicitado com qualidade e de acordo com as obrigações legais;
– Garantir a segurança e o bem-estar dos passageiros.
Requisitos
- Titularidade da habilitação legal válida para conduzir veículos automóveis, da categoria B, com averbamento da classificação no grupo 2
- Não ser considerado inidóneo, nos termos do artigo 6.º da Lei n.º 6/2013, de 22 de janeiro
- Escolaridade obrigatória exigível ao candidato requerente
- Domínio da língua portuguesa
Programa
Módulos
– Inglês elementar;
– Comunicação e Relações Interpessoais;
– Normas legais de condução;
– Técnicas de condução;
– Regulamentação da atividade;
– Legislação do trabalho;
– Aspetos práticos do transporte;
– Segurança do motorista;
– Segurança e saúde no transporte em táxi;
– Situações de emergência e primeiros socorros;
– Formação prática em contexto de formação;
– Formação prática simulada;
Exames
O exame para obtenção do CMT é realizado em sistema multimédia, com recurso a teste de geração aleatória, com as seguintes características:
– É composto por 40 questões de escolha múltipla que têm entre duas e quatro respostas possíveis, sendo que cada questão admite apenas uma resposta certa, perguntas de resposta direta ou uma combinação dos dois sistemas;
– É realizado de forma ininterrupta e tem a duração de uma hora;
– Tem caráter eliminatório;
– É classificado na escala de 0 a 40 valores, tendo cada questão a cotação de um valor.
A aprovação em exame depende da obtenção de, pelo menos, 28 valores.
Documentos Necessários
– Cartão de Cidadão ou em alternativa, BI e Cartão de Contribuinte
– Carta de Condução com a categoria B
Curiosidades
Um táxi (forma reduzida de “taxímetro”) é um automóvel destinado ao transporte de passageiros e provido de um taxímetro. É um modo de transporte público com características entre os veículos privados e os autocarros urbanos, sem uma rota regular e contínua.
História
O táxi propriamente dito apareceu historicamente quando foram aplicadas taxas à sua utilização através de taxímetros. Contudo, o serviço de transportar pessoas numa grande cidade a qualquer pessoa que o solicite é quase tão antigo como a civilização. O primeiro serviço desse género apareceu com a invenção do riquexó — carro de duas rodas puxado por um só homem. Existia, embora em pouca abundância, nas principais cidades da Antiguidade, mas era exclusivo das elites, que possuíam escravos para puxar esses carros.
Na Idade Média, o transporte de pessoas era assegurado por carruagens muito rudimentares de tracção animal.
No Renascimento, foram melhoradas, tendo-lhes sido então acrescentados ornamentos, cobertura e até cortinas.
Em 1605, apareceram, em Londres, as primeiras carruagens de aluguer — as hackneys.
Os primeiro táxis motorizados apareceram em 1896 na cidade alemã de Estugarda. No ano seguinte, Freidrich Greiner abriu uma empresa concorrente, na mesma cidade, mas os seus carros estavam equipados com um sistema inovador de cobrança — o taxímetro.
Em Portugal
A atividade de Transporte de Aluguer em Veículos Automóveis Ligeiros de Passageiros em Portugal, vulgo táxis, obedece a requisitos uniformes de âmbito nacional, estabelecidos pelo Governo, como prestação de serviço de caráter público. Nas regiões autónomas de Açores e Madeira, estes requisitos podem ter algumas alterações estabelecidas pelos órgãos de governo próprio das regiões. Os táxis são também conhecidos em Portugal por “carros de praça”, designação tradicional pela qual eram já referidos os carros de aluguer puxados a cavalo que faziam serviços semelhantes nas cidades portuguesas do século XIX e de início do século XX. Analogamente, o serviço de táxis é referido também por “serviço de praça”.